terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Uma prova de resistência

Chegando na reta final, muito casada, exausta na verdade, vontade de abandonar mas agora não dá, já esta chegando no fim. Esta é uma prova de paciência, força de vontade, persistência, onde poucos aguentam, uma prova de pura resistência : o vestibular.
É parecido com aquele lance, a teoria da seleçao natural sabe? de Darwin, onde o mais aptos sobrevivem, pois é, apenas os mais fortes.
Todos querem, porem os mais aptos consenguem, assim é a vida.
Eu estou passando por ele pela segunda vez, de primeira nao tive tanta sorte, talvez tenha sido melhor assim, quem sabe, talvez eu não estivesse tao apta.
Mas só quem passa por ele, e principalmente mais de uma vez, e digo no sentido literal, de estudar mesmo, sabe o quanto é dificil e o quao é o alivio ter conseguindo chegar ate aqui.
Por que não é fácil, você estuda toda a matéria, come o livro pra chegar na prova e ter perguntarem uma coisa mínima, que estava no rodapé e que você não deu a menor importância...é realmente de se irritar!
Mas aí  você luta, atravessa essa ponte cheia de buracos que é o vestibular, para a conseguir uma vaguinha, voce só quer uma vaguinha, na faculdade pública, só para ser mais respeitado no mercado de trabalho. E quando você chega finalmente nessa instituição, você observa que ela não esta preparada pra te receber, apesar  de todo o esforço que você fez pra chegar até ali. Ela esta cheia de greves, salas de aulas em condições precárias, professores que não lhe dão a mínima, seus direitos como estudante, como a classe pensante desse país, sendo desrespeitados, e o seu castelinho se desmorona. E isso nao é o pior, o pior é você descobrir que o curso o qual escolheu não é do seu agrado, aí você tem que fazer uma escolha: ou segue ou volta para o maldito vestibular. Ou numa visão mais otimista, você percebe que esses anos de faculdades vao ser os melhores da sua vida e que voce não saberia onde estaria se não estivesse ali, no meio daquela rapaziada, todos jovens, com ideias revolucionárias ou inocentes na mente, outros nem tanto, estudando algo que você gosta, vendo que todo o seu esforço valeu a pena.

E assim é todos os anos, entre alegrias e tristezas, lutas, vitórias e derrotas, assim que deve ser, assim que é e com o vestibular não podia ser diferente, o segredo é nao desistir e persistir.

vestibulanda,
Jéh ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário